O Sistema de Espera de Ancoragem

Blog

Existem detalhes extremamente importantes para serem considerados e avaliados para a realizar o trabalho em altura.

Pensando nisso, viemos falar mais um pouco sobre o Sistema de Espera de Ancoragem.

Mas afinal, o que isso significa?

Bom, de forma breve o Sistema de Espera de Ancoragem consiste em manter fixo os equipamentos de proteção pessoal ou coletiva para trabalho em altura.

Os acessórios que são fixados na estrutura são os pontos de ancoragem, são eles que mantêm fixos os equipamentos de segurança, sendo eles: cadeirinha suspensa, linha de vida, balancim e andaimes.

Para garantir a proteção, os pontos de fixação devem ser feitos de materiais duráveis ​​que não causem desgaste do cabo, como aço inoxidável.

Como são a base para os equipamentos de proteção, a instalação de pontos de ancoragem requer um planejamento cuidadoso. Portanto, é necessário realizar uma análise prévia para determinar métodos eficazes, equipamentos de segurança adequados e que atendam as normas regulamentadoras, que são a NR18 e a NR35 que preveem a utilização do sistema de ancoragem.

Antes de contratar uma empresa é necessário solicitar essas certificações para ter a total certeza de que tanto a contratada, quanto os colaboradores estão aptos para a realização das atividades.

A contratante deve estar atenta e alerta a todos esses detalhes, os riscos são inúmeros e se porventura algum acidente ocorrer, será parcialmente responsável pela contratação de uma empresa inapta para a prestação do serviço.

WhatsApp WhatsApp Email Budget Budget
TOPO