7 dicas para economizar água no condomínio

Blog

Reduzir o uso de água no condomínio é uma iniciativa sustentável muito importante para evitar que este recurso natural se torne escasso, além de diminuir significativamente o valor da conta todo mês.

Fazer isso é bem simples, existem muitas maneiras que o condomínio pode adotar, tanto para economia imediata, quanto para o longo prazo.

Conheça agora 7 dicas que poderão fazer a diferença para o uso responsável da água no seu condomínio.

 

1- Capte água da chuva

A água da chuva pode ser armazenada e posteriormente utilizada para regar plantas, lavar calçadas, ruas e outras áreas comuns.

Avalie a construção de reservatórios para essa finalidade.

 

2- Use menos a mangueira

Substitua a mangueira por regadores para molhar as plantas e pela vassoura para limpar as calçadas, assim, já é possível economizar alguns litros importantes.

 

3- Campanhas de conscientização

Promova um trabalho de conscientização aos condôminos sobre a economia de água. Promova palestras e espalhe cartazes ou comunicados para mostrar sua importância, dando destaque à redução do valor da conta.

 

4- Realize inspeções periódicas nas instalações do condomínio

Vazamentos de água não são raros, por isso mantenha as instalações sempre vistoriadas e promova uma campanha sobre como proceder caso algum condômino identifique um vazamento.

 

5- Individualize as medições de consumo

Individualizar as medições de consumo é uma medida que fará com que cada morador passe a se preocupar mais com a sua utilização de água, pois passará a refletir diretamente no seu bolso.

Consulte a concessionária de água da sua cidade sobre os custos da individualização das ligações com a instalação de hidrômetros para cada residência e depois apresente os resultados para os condôminos, propondo a ideia.

 

6- Atenção com a piscina

Limite o uso da piscina nos dias e horários que costumeiramente possuem pouco movimento para diminuir as despesas no longo prazo e cubra-a com lona plástica para reduzir as perdas por evaporação.

 

7- Faça um poço artesanal

A presença de um poço artesiano já ajuda a reduzir bastante a conta de água no final do mês. 

Faça um orçamento para a perfuração de um em seu condomínio, projete o tempo de amortização desse investimento, depois mostre os resultados aos condôminos e veja qual foi o nível de aceitação da ideia.

 

Com essas dicas você já pode começar a implementar medidas para economizar água no seu condomínio, ajudando não apenas a diminuir os valores gastos na conta no final do mês, mas também a salvar o planeta com o seu consumo mais sustentável.

 

Tags:
WhatsApp WhatsApp Email Budget Budget
TOPO