Manutenção emergencial de fachada

Blog

A manutenção emergencial de fachada é essencial para manter a boa imagem de um local. A diferença dela para os outros tipos de manutenção é que ela ocorre quando o problema coloca em risco a estrutura da edificação e a integridade dos usuários, necessitando de reparos imediatos. Para isso, o síndico deve agir com rapidez, mas sua solicitação não é tão simples. Saiba como proceder no caso da necessidade de se fazer uma manutenção emergencial de fachada.

 

Solicitação

A solicitação da manutenção emergencial de fachada deve ser feita pelo síndico, em situações que possam comprometer a integridade da estrutura bem como a dos moradores, funcionários e pedestres.

 

Aprovação

A aprovação da manutenção emergencial de fachada não precisa passar por assembléia devido ao seu caráter de urgência. Porém, uma reunião pode ser requerida para comunicar aos condôminos os custos da obra. Os documentos que comprovam os gastos não excessivos devem estar presentes na prestação de contas.

 

Modificação da fachada

Em alguns casos, a manutenção emergencial pode exigir a alteração da fachada. Nessas situações, segundo o código civil, o condomínio não deve alterar a forma nem a cor da fachada, das partes e esquadrias externas.

 

Como é feita a manutenção emergencial de fachada?

O primeiro passo é o síndico fazer a solicitação da manutenção emergencial de fachada a uma empresa prestadora de serviços em altura. Feito isso, os próximos passos são:

- Realizar a montagem dos equipamentos de proteção;

- Fazer a limpeza completa da fachada;

- Fazer o isolamento das janelas e saídas de ar;

- Executar os reparos exigidos na manutenção.

Tags:
WhatsApp WhatsApp Email Budget Budget
TOPO