Saiba como fazer a limpeza de fachadas de vidro

Blog

As fachadas de vidro são esteticamente muito vistosas, dão um “ar” de poder ao edifício, além de outros benefícios como não ser um material muito caro e ser de fácil manutenção. Mas isso não quer dizer que não precise de certos cuidados para manter sua transparência, vedação e fixação.

 

Instalação

No momento da instalação é importante que os responsáveis pensem em como serão feitas as futuras limpezas e manutenções. O ideal é já ter alternativas para que os profissionais responsáveis pela execução dos futuros serviços consigam acessar o local e realizar o seu trabalho.

 

Em áreas baixas

Para locais em que é possível trabalhar do chão, utilize escovas e rodos, caso necessário equipe-os com hastes de longo alcance. Não utilize máquinas de jatos de água, pois elas podem danificar a estrutura por conta da pressão exercida.

 

Em áreas altas

Deve-se seguir as regras impostas pela NR35 (Norma Regulamentadora 35), que estabelece as medidas de segurança necessárias para trabalhos em altura (acima de 2m). Nesses casos, a limpeza deve ser feita por meio de rapel ou de balancim.

 

Produtos a serem utilizados

Para efetuar a limpeza de fachadas de vidro, utilize água e sabão com auxílio de um pano macio ou esponja. Também há no mercado produtos exclusivos para esta finalidade.

Importante evitar produtos corrosivos ou abrasivos ou que possam “agredir” o vidro.

 

Limpeza de fachada ACM

Para fachadas de ACM (Aluminium Composite Materials), deve-se utilizar produtos específicos, pois o uso de um produto incorreto pode resultar em manchas na superfície.

 

De quanto em quanto tempo a limpeza deve ser feita?

O acúmulo de sujeira nos vidros é maior em prédios que se localizam em áreas industriais ou de fluxo intenso rodoviário. Por isso, o ideal recomendável é que a limpeza da fachada seja feito no mínimo a cada 6 meses. Para edifícios em áreas com menor poluição, este período pode ser um pouco mais espaçado.

Tags:
WhatsApp WhatsApp Email Budget Budget
TOPO