Fachadas de vidro: seus tipos e vantagens

Blog

Cada vez mais vemos o vidro fazendo parte das construções, principalmente em prédios empresariais, por transmitir uma sensação de poder.

No entanto, ele também está se popularizando em fachadas de prédios residenciais e até mesmo em casas, já que além de poder, o vidro também gera beleza e uma série de outras vantagens.

Por essa grande demanda, o mercado oferece várias possibilidades de vidro, dos mais tradicionais, até os coloridos e mais funcionais. Veja a seguir um pouco mais sobre fachadas com vidro.

 

Tipos de vidro recomendados para fachadas

Vidro temperado

O vidro temperado é aquele que passa por um processo chamado “têmpera”, onde a peça recebe alta temperatura e depois é resfriado bruscamente, fazendo com que o material se torne mais resistente. Em caso de impacto, são gerados estilhaços com baixo poder de corte, muito mais seguros.

Vidro duplo

Vidro duplo é a combinação de duas ou mais chapas de vidro intercaladas, gerando isolamento acústico. Ideal para locais com muita poluição sonora.

Vidro anti reflexo

São vidros opacos, que refletem boa parte da luz solar e não absorvem tanto calor. Muito útil para evitar acidentes com aves que muitas vezes colidem com as fachas por não conseguirem distinguir o reflexo da paisagem natural.

Vidro altolimpante

É um tipo de vidro que utiliza raios solares para decompor a sujeira da superfície, dispensando limpezas constantes. Muito indicado para locais de difícil acesso para manutenção e limpeza.

Vidro de controle solar

São vidros que permitem aproveitar a iluminação natural sem sofrer as conseqüências da radiação solar.

Apesar de serem mais caros que os vidros comuns, ele compensa com a economia de energia elétrica, por conta da menor necessidade da utilização das lâmpadas e do ar condicionado, já que ele também contribui com menor retenção de calor, podendo barrar até 80% do calor.

Vidro polarizado

Tipo de vidro que pode ter sua transparência controlada, alternando em total opacidade com um só toque, eliminando a necessidade de se utilizar cortinas.

 Vidros coloridos

Excelente opção decorativa, trazendo mais diferenciação e vida às fachadas. Hoje no mercado, encontramos em diversas cores disponíveis.

 

Tipos de fachada com vidro

Cortinas de vidro

Os vidros são instalados em estruturas metálicas fixadas no prédio, funcionando com cortinas retráteis.

Fachada glasing

Os vidros são colocados ao longo do edifício em formas de quadrados, que ficam em placas de alumínio.

Fachada spider

Os vidros se encaixam uns aos outros em forma de teia de aranha, sendo sustentados apenas por vigas de metais.

 

Vantagens e desvantagens de se utilizar fachada de vidra

Além da elegância, modernidade e sensação de poder, fachas de vidro são uma ótima escolha para quem quer ter maior interação entre o interior do edifício com o exterior. Outro ponto positivo é a luminosidade gerada, que contribui para economia de energia elétrica.

A sua principal desvantagem é o aquecimento do ambiente. Porém como já mencionado, devido aos avanços tecnológicos, alguns tipos de vidro já não causam este tipo de problema.

 

Mas afinal, qual é o vidro ideal para a sua fachada?

Para saber qual é o vidro ideal para a sua fachada, alguns pontos devem ser levados em consideração como o local em que será instalado, a ”cara” que se quer dar ao ambiente, o nível de luminosidade e o calor que se deseja deixar entrar, o nível de barulho do entorno do lugar, a versatilidade desejada e gastos com a manutenção.

Por todos esses motivos, o mais indicado é contar com ajuda de um arquiteto ou engenheiro para definir qual vidro é o mais indicado para o seu ambiente.

WhatsApp WhatsApp Email Budget Budget
TOPO