Manta asfáltica: o que é e como usar?

Blog

A manta asfáltica é um produto industrializado, fabricada a partir do petróleo, é indicada para diferentes situações, desde áreas úmidas até coberturas, sendo um dos impermeabilizantes mais versáteis e com melhor custo-benefício do mercado, pois é um material flexível, resistente a rachaduras e com maior durabilidade.

 

Composição

Ela é composta por asfalto, polímeros que podem ser elastoméricos ou plastoméricos; conta também com estruturante que pode ser de polietileno, fibra de vidro ou de poliéster e cargas minerais.

 

Quando usar?

É possível aplicá-la em diferentes tipos de superfícies como cimento, zinco, alumínio, amianto, madeira, etc. Alguns exemplos são:

- Lajes transitáveis;

- Caixas d’água, piscinas e reservatórios;

- Pisos de cozinha, banheiros, áreas de serviço, terraços e sacadas;

- Paredes de encosta;

- Canais de irrigação.

 

Tipos de manta asfáltica

Os tipos mais comuns de manta asfáltica são:

- Manta asfpaltica aderida;

- Manta asfáltica flutuante;

- Manta asfáltica aluminizada;

- Manta asfáltica  ardosiada.

 

Como aplicar?

O modo de aplicar a manta deve ser descrito pelo fabricante, pois cada tipo tem o seu método ideal, mas no geral, ela acontece em três etapas: regularização, aplicação do primer e aplicação da manta, havendo sobreposição de mantas de no mínimo 10 cm para evitar falhas. Também, deve-se aplicar sempre no sentido contrário ao do caimento das águas (do ponto mais baixo para o mais alto).

WhatsApp WhatsApp Email Budget Budget
TOPO