Saiba tudo sobre patologias em edificações, exemplos e como resolver esses problemas

Blog

O que é?

Qualquer condição anormal que afete ou antecipe o desgaste natural de uma edificação. O principal exemplo de patologia é a umidade, seja positiva (chuva, maresia, sereno) ou negativa (infiltrações, vazamentos, trincas, etc.)

 

Tipos de patologias, suas causas e soluções

 

Mofo

Também chamado de bolor, é o nome genérico dado a contaminação da pintura por microorganismos, podendo ser causada por fungos, bactérias ou algas.

Solução: Aplicar solução de cloro com 4% a 6% em água sanitária, deixar reagir por 1 hora, hidrojatear e esperar secar; depois aplicar uma demão de Fundo Preparador para paredes à base de água e aguardar secagem; feito isso, repintar com tinta indicada para a superfície com a qual se está pintando.

 

Umidade em rodapé

Umidades ascendentes devido a falhas na impermeabilização, podem gerar manchas, bolhas e desplacamento.

Solução: Impermeabilizar a superfície com produtos específicos para isso.

 

Eflorescência

Depósitos cristalinos de cor branca que surgem em superfícies, causados por infiltração e evaporação de umidade, acúmulo de materiais alcalinos ou por falta de cura do reboco.

Solução: corrigir a infiltração; aplicar uma demão de Fundo Preparador para paredes a base de água; nivelar e repintar com tinta indicada para o tipo de superfície.

 

Bolhas por umidade

Bolhas que aparecem em um superficie causadas por infiltrações, vazamentos, má vedação ou falhas no rejunte.

Solução: eliminar a umidade; tirar as partes soltas e mal aderidas; aplicar uma demão de Fundo Preparador para paredes a base de água e esperar a secagem; nivelar com massa corrida, massa acrilica ou textura; repintar com tinta indicada para o tipo de superficie.

 

Bolhas por presença de pó

Bolhas que aparecem em um superficie causadas por não remoção do pó após o lixamento, reboco fraco, tinta anterior calcinada ou caiação, fuligem e poeira aderida ou por falhas no rejunte.

Solução: tirar as partes soltas e mal aderidas; aplicar uma demão de Fundo Preparador para paredes a base de água e esperar a secagem; nivelar com massa corrida, massa acrilica ou textura; repintar com tinta indicada para o tipo de superficie.

 

Bolhas por processo de raspada de massa

Bolhas que aparecem em um superficie causadas por má aplicação de massa corrida ou acrilica.

Solução: tirar as partes soltas e mal aderidas; aplicar uma demão de Fundo Preparador para paredes a base de água e esperar a secagem; nivelar com massa corrida, massa acrilica ou textura; repintar com tinta indicada para o tipo de superficie.

 

Desagregamento

Desprendimento da tintura causado pelo enfraquecimento do reboco por causa da umidade, argamassa colocada de maneira incorreta ou por contaminação da área utilizada.

Solução: remover as partes soltas; fazer o reboco; aplicar uma demão de Fundo Preparador a base de água; repintar com tinta adequada para a superfície.

 

Descascamentos

Desprendimento da tintura causado por preparação inadequada da superfície antes da pintura ou por fazer a pintura sobre pó ou partes mal aderidas.

Solução: remover as partes soltas; fazer o reboco; aplicar uma demão de Fundo Preparador a base de água; repintar com tinta adequada para a superfície.

 

Microfissuras

Aparecimento de pequenas fissuras causado por preparação inadequada da superfície antes da pintura ou por fazer a pintura sobre pó ou partes mal aderidas.

Solução: fazer o acabamento com tinta elastométrica.

 

Fissuras e trincas

Causadas por movimentações entre estruturas ou por mal dimensionamento das vergas.

Solução:  como existem diferentes tipos, com suas causas e tamanhos e consequentemente niveis de dificuldade, o melhor a se fazer é chamar alguém que tenha conhecimento para avaliar a situação e verificar qual a melhor forma de resolver.

 

Amarelamento

Manchas amarelas que aparecem por causa da contaminação do gesso.

Solução: aplicar uma demão de Fundo Branco Fosco ou de Esmalte Branco Fosco e aguardar a secagem; repintar com tinta indicada para o tipo de superficie.

WhatsApp WhatsApp Email Budget Budget
TOPO