Conheça as categorias de tintas e suas principais características

Blog

O PSQ (Programa Setorial de Qualidade) avalia as tintas existentes no mercado através de alguns requisitos. São eles: cobertura, rendimento, secagem e lavabilidade. A partir desses critérios, as tintas são divididas em quatro categorias: econômicas, standard, premium e super premium.

 

Tintas Econômicas

Como o nome sugere, são as tintas mais baratas do mercado, pois são as que apresentam os piores resultados em todos os requisitos, são menos resistentes e rendem menos que as demais, além de também apresentar pouca variedade de cores, por isso são indicadas para áreas internas.

 

Tintas Standard

Apresentam uma interessante relação custo-benefício. Além de poderem ser utilizadas tanto em áreas internas quanto em áreas externas, pois possuem resistência moderada à limpeza, rendem 29% mais do que um tinta econômica e também possuem maior variedade de cores.

 

Tintas Premium

Apresentam performance satisfatória em todos os critérios, tendo rendimento 67% maior do que tintas econômicas e resistência 2,5 vezes maior à ação de mudanças climáticas como sol e chuva, além de apresentar grande variedade de cores.

 

Tintas Super Premium

É a categoria de tinta com os melhores resultados em todos os critérios e por isso são as mais caras. Apresentam maior resistência à limpeza para áreas internas e para áreas externas, possuem maior durabilidade e resistência a mudanças climáticas. Rendem 114% a mais do que tintas econômicas e são 5 vezes mais resistentes à limpeza do que tintas Standards, além de também contar com grande variedade de cores.

 

Comparativo

 

Para facilitar a comparação entre as categorias, basta olhar o rendimento delas.

 

Rendimento mínimo para tinta látex fosca - por embalagem de 18 litros

Tinta látex Econômica fosca

Tinta látex Standard fosca

Tinta látex Premium fosca

Tinta látex Super Premium fosca

70m²

90m²

110m²

150m²

 

Assim, podemos ver que tintas super Premium rendem mais do que o dobro das tintas econômicas.

WhatsApp WhatsApp Email Budget Budget
TOPO