CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Blog

A comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, é uma forma que os próprios trabalhadores têm de garantir isso. Ela é regulamentada pela CLT e pela NR-5.

 

Origem

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) teve início na Inglaterra pós Revolução Industrial, por conta do aumento de acidentes nas indústrias causados pelas máquinas, surgindo assim para tornar o ambiente de trabalho mais seguro para os funcionários.

No Brasil, a CIPA chegou em 1944, com o governo Vargas.

 

Organização

É formada por funcionários, tendo representantes dos empregados e do empregador, com funções como: presidente, vice-presidente, secretário, etc.

O presidente é escolhido pela diretoria da empresa, os demais cargos são escolhidos pelos empregadores por meio de votação.

O mandato dos membros eleitos tem duração de um ano, podendo haver reeleição. Estes membros não poderão ser desligados durante seu mandato e um ano após o final deste, a não ser por motivos de justa causa.

 

Papel dos empregados

- Participar da eleição dos representantes;

- Colaborar nas decisões da CIPA;

- Observar e reportar possíveis riscos no ambiente de trabalho.

 

Papel do presidente da CIPA

- Convocar os membros para reuniões da CIPA;

- Coordenar as reuniões;

- Manter todos informados sobre as ações da CIPA dentro da empresa;

- Supervisionar as atividades.

 

Obrigatoriedade da CIPA

As empresas que possuem menos que 20 funcionários não são obrigadas a criarem este tipo de comissão. As demais são obrigadas a criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

 

Como criar uma CIPA

Primeiramente é necessária a realização de um estudo do ambiente de trabalho pelos membros da comissão, fazer um mapa de risco e ouvir o que seus trabalhadores têm a dizer, garantindo assim o bem estar dos funcionários e o cumprimento das normas exigidas para a CIPA, evitando maiores problemas para o futuro como equipes desconfortáveis com a empresa e possíveis punições.

 

Importância de se ter uma boa CIPA

Quando a CIPA é bem implementada, o número de acidentes diminui, a credibilidade da empresa aumenta, a produtividade dos funcionários cresce e principalmente, melhora a qualidade de vida dos trabalhadores.

WhatsApp WhatsApp Email Budget Budget
TOPO