Planejamento de segurança do trabalho e sua importância

Blog

Setores como indústrias e construção civil, são setores nos quais existe maior ocorrência de acidentes. Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), o Brasil ocupa o 4º lugar em número de acidentes no ranking mundial, por isso é de extrema importância ter um plano de segurança do trabalho.

 

O que é?

 Esse plano é a melhor forma de garantir a segurança dos colaboradores da empresa, criando um preparo para que se saiba exatamente como proceder quando situações de acidentes ocorrerem, com foco também na prevenção.

 

Porque investir em um Plano de Segurança?

  • Para prevenir e reduzir acidentes;
  • Aumentar a produtividade dos trabalhadores;
  • Diminuir o risco de a empresa receber punições por descumprimento de normas;
  • Fazer com que a empresa possua uma boa imagem no mercado.

 

Como fazer um planejamento?

Sabemos que acidentes acontecem, mas muitos deles podem ser evitados. Por isso é importante conhecer previamente todos os riscos e as particularidades de cada operação, assim podendo adotar medidas de proteção, oferecendo treinamentos e equipamentos de proteção adequados para seus funcionários.

Uma forma comum de se fazer esse procedimento é estabelecer uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), onde se analisará todo o ambiente de trabalho para que se possa pontuar e identificar possíveis riscos. Também é importante contar com um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

É importante também que esses programas sejam revisados anualmente, para que estejam sempre atualizados.

WhatsApp WhatsApp Email Budget Budget
TOPO