Desabamento em Fortaleza

Blog

O que podemos aprender com a tragédia

 

Na última semana, um prédio desabou em Fortaleza, deixando nove pessoas mortas e sete retiradas com vida dos escombros.

A edificação em questão estava com problemas de manutenção. A suspeita é que as colunas do prédio estivessem desgastadas. O laudo pericial deve sair em dez dias, esclarecendo por fim o motivo do desabamento.

Aqui, queremos enfatizar a importância de uma boa manutenção.

 “Cuidados com áreas externas não são apenas para deixar o local mais bonito. Além de contribuir para a valorização, também ajudam a identificar mais rápido algo que não esteja tão aparente, seja por estar coberto pela tinta ou por não ser um local de fácil acesso”, explica o sócio do Grupo Vípoli Saulo Polido.

Cuidados periódicos como limpezas de calhas, por exemplo, podem ajudar a evitar infiltrações – um dos problemas mais presentes em edificações. Uma limpeza profissional de fachada e outras superfícies de uma edificação pode ajudar a diagnosticar situações como problemas com a impermeabilização, principalmente em áreas que não são acessíveis.

Importante também salientar que há leis específicas, geralmente municipais, sobre a manutenção das fachadas. Em São Paulo, por exemplo, a lei 10.518 obriga que todas as edificações da cidade sejam pintadas ou lavadas, dependendo do revestimento escolhido, a cada cinco anos.

Além desta lei, há também a necessidade de se contratar uma empresa séria, que ofereça todos os requisitos de segurança para seus colaboradores. A contratada também deve seguir o que dita a NBR 16.280, que trata do tema de obras em condomínio – tanto na área interna quanto na comum.

“Qualquer obra de maior porte deve contar com uma ART OU RRT, de forma a trabalhar com mais segurança para todo o condomínio”, analisa Saulo.

Que plano seguir?

Pode parecer complexo saber de quais manutenções seu prédio precisa. Mas há diversos caminhos a serem seguidos.

O mais simples é o manual de cuidados da construtora. Ali estão todas as manutenções necessárias e em qual periodicidade devem ser executadas.

Caso o documento não esteja disponível, pode-se contratar uma empresa de engenharia para fazer um diagnóstico das necessidades da edificação.

“Os síndicos devem dar toda a atenção para a manutenção da edificação. É uma forma de manter todos seguros”, avalia Saulo.

Fale conosco em (11) 2737-2050!!!!

 

 
 
WhatsApp WhatsApp Email Budget Budget
TOPO